O que é?

O que é?

A Pastoral Juvenil Salesiana é a ação da Comunidade Educativa e Pastoral do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora que, movida por uma missão carismática, segundo a espiritualidade de São João Bosco e de Madre Mazzarello quer habilitar os jovens e as jovens a crescerem na própria maturidade de fé, na centralidade de que Jesus Cristo que dá plenitude à vida.

Ela é juvenil porque no centro de sua ação está a pessoa dos jovens e das jovens, especialmente os mais carentes. Trata-se de buscar os jovens e as jovens na sua realidade, com seus recursos e dificuldades, e descobrir os desafios dos contextos culturais, sociais e religiosos nos quais vivem, dialogando com eles para propor, através da pedagogia do acompanhamento, um caminho de encontro vivo e comunitário com Jesus Cristo.

 

Objetivo Geral

Estimular o crescimento integral do jovem, educando-o para o empenho por uma cidadania ativa tendo Jesus Cristo como modelo e referência fundamental para construção da personalidade e dos valores humanos e culturais.

 

 

Metodologia

A referência metodológica é a do Sistema Preventivo que se caracteriza:

·                    Pela vontade de viver entre os jovens e as jovens, participando de sua vida, contemplando o seu mundo com simpatia, atentos aos seus verdadeiros anseios e sonhos;

·                    Pela acolhida incondicional;

·                    Pelo critério preventivo que acredita na força do bem de cada jovem (“Cada jovem tem uma corda que vibra para o

bem”- Dom Bosco)

·                    Pelo ambiente positivo entranhado nas relações pessoais;

·                    Pelo método VER, JULGAR, AGIR, AVALIAR, CELEBRAR e ILUMINAR;

·                    Pela prática do “Aprender a fazer, fazendo”.