Estudos do Meio

Como parte fundamental de suas propostas pedagógicas, o INSA considera que o Estudo do Meio é um método de aprendizagem que acelera a aquisição de conhecimento, pois possibilita ao estudante entrar em contato com novas realidades, relacionando-as com conceitos estudados em sala de aula.

Ir a campo possibilita compreender o “fazer ciência” como algo que requer observação, coleta de dados, interpretação, levantamento de hipóteses para a consequente produção de um novo conhecimento, combinando o trabalho em campo com o de gabinete.

Por meio destes novos aprendizados, os estudantes serão estimulados a transpor o que já é sabido com o objetivo de se alçarem em novos patamares intelectuais.

A criação de novos vínculos entre a coordenação, estudantes e professores deve balizar os relacionamentos em campo, valorizando o sentimento de responsabilidade, solidariedade e o exercício do espírito crítico.

Projetos de Estudo do Meio:

2º e 3º anos – Aquário de São Paulo: um estudo da vida marinha.

4º ano – Museu Catavento: um giro pela ciência

5º ano – Conhecendo São Paulo: o centro tradicional de nossa cidade.

6º ano – As Cidades e a Serra – Santos e arredores: memórias, vivências e meio ambiente.

7º e 8º anos – Brasília: as curvas do Cerrado.

9º ano – PETAR – Parque Estadual do Alto Ribeira / Cidades Históricas de Minas Gerais / Foz do Iguaçu

Ensino Médio – Argentina SUR

 

Visita a Câmara Municipal de Cubatão - 2014

http://www.camaracubatao.sp.gov.br/Notícias/2014.03.21/Vereador+Aguinaldo+Ara%C3%BAjo+recepciona+alunos+de+S%C3%A3o+Paulo+