Sobre

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  • Proposta Pedagógica

O Projeto Pedagógico – Pastoral é inovador em seus conteúdos educativos e assegura a formação integral da pessoa, por meio de desenvolvimento dos valores, da criticidade e da consciência de sua identidade cultural, social e religiosa sintonizada com os desafios e programas educacionais do Brasil, a RSE segue as orientações da Lei de Diretrizes e Bases (LBD) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ministério da Educação, em permanente diálogo com o carisma e a missão salesiana. Desde 1918, o INSA, educa crianças e jovens, ensinado-os a enfrentar os desafios que a vida apresenta, garantindo, assim, todas as ferramentas necessárias ao educando para que assimile conhecimentos e interiorize verdadeiros e dignos valores do ser humano. Nossa escola tem como principal objetivo dar continuidade ao ideal pedagógico de D. Bosco e Madre Mazzarello, inspirado nos valores cristãos e marcado pelo paradigma de educar pelo amor mediante o prisma da reciprocidade.

Constitui-se em um espaço educativo para aprender a conviver; aprender a crer; aprender a aprender; aprender a ser e aprender a fazer. Um ambiente privilegiado de comunicação de ideias, reflexão e ação, solidariedade e, principalmente, respeito às diferenças. Desse modo, a organização da escola, a metodologia de trabalho, os referenciais teóricos e recursos didáticos são instrumentos para a construção deste projeto, além de caminho de qualificação constante para os educadores. O INSA garante qualidade de ensino e educação em todos os níveis: trabalha os conteúdos, capacita para o domínio de metas e técnicas. Utiliza-se de metodologia participativa e processos transformadores da realidade. Portanto o ensino é concebido como um conjunto sistemático de ações, cuidadosamente planejadas, ao redor dos quais conteúdo e forma articulam-se permanentemente.

As atividades permitem que professor e estudante compartilhem parcelas sempre maiores de significados em relação ao conteúdo do currículo escolar. Por isso, aspira a ser presença significativa no seu contexto sócio-cultural, consciente de que a construção de um projeto de vida, uma educação para o trabalho e a profissionalização, são instrumentos significativos para inserção dos jovens na sociedade moderna. Opta pela solidariedade, não como agente isolado, mas pela cultura da solidariedade, que é atitude permanente ou critério de acolhimento do outro de forma positiva, processual, partilhando continuamente os questionamentos e as respostas da vida. Vive atenta e sensível às necessidades dos pequenos, dos marginalizados, das minorias sociais. Vai ao encontro dos jovens, acolhe-os com solicitude, coloca-se em atenta escuta das suas aspirações, ajudando-os a construir seu projeto de vida. No horizonte antropológico da reciprocidade, o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora assume uma proposta efetiva de educação para a autonomia responsável dos educandos, que se expressa tanto na aceitação da identidade sexual quanto no encontro autêntico entre eles, respeitando-se, mutuamente, em suas diferenças de gênero e sua igualdade pessoal. Com esta consciência serão capazes de desenvolver um projeto comum, com vistas à vivência da reciprocidade no amor, tornando-se testemunhas dos valores cristãos, na sociedade atual. Valoriza o ser mais que o fazer, o verdadeiro mais que o eficiente, a ética mais que a técnica, a comunhão mais que o êxito individual. Faz da alteridade a chave de interpretação da realidade, opondo-se ao modelo vigente de exploração e dominação. Oportuniza a experiência da vida como festa, pela vivência do espírito de família, que é o oxigênio da Pedagogia Salesiana. Nesse clima e, para gerá-lo e alimentá-lo, realizam-se atividades complementares essenciais como teatro, música, dança, esporte, celebrações, excursões, etc... Estimula-se também a experiência de grupo como lugar, onde se privilegia o protagonismo do jovem e, simultaneamente, se faz uma educação personalizada, favorecendo a comunicação interpessoal.

Ao término de sua jornada formativa, os estudantes do INSA estão capacitados para atuar com autonomia crítica, e aptos a compreender a sociedade atual e com conhecimentos, habilidades e valores necessários ao ingresso no Ensino Superior. Para auxiliar a realização de seus objetivos de educação integral, o INSA adota como um dos instrumentos de ensino, um material didático próprio e diferenciado desenvolvido pela Rede Salesiana de Escolas, unifica sua proposta pedagógica para todo o Brasil.

Sistema de avaliação

A avaliação, de acordo com o Projeto da RSE - Rede Salesiana de Escolas e com a Proposta Pedagógica do INSA, permite identificar os avanços e dificuldades do educando. Ela é contínua, pois ocorre no próprio trabalho dos estudantes, no dia-a-dia da sala de aula, no momento das discussões coletivas, da realização de tarefas em grupos ou individuais. A avaliação será essencialmente diagnóstica e formativa, subsidiando o trabalho pedagógico, redirecionando o processo ensino-aprendizagem para sanar dificuldades encontradas na aquisição de conhecimentos, aperfeiçoando a prática escolar.

No Ensino Fundamental e Médio, os resultados das avaliações serão expressos em notas de 0 (zero) a 10 (dez) com arredondamento de cinco em cinco décimos.

O rendimento escolar será verificado pela apuração da freqüência às aulas e da avaliação da aprendizagem mediante atividades, tais como: provas, seminários, trabalhos em grupo, pesquisas e as observações feitas pelo professor, considerando a participação do estudante, sua responsabilidade e pontualidade na execução das tarefas escolares.

A partir do 3º Ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, os resultados das avaliações serão registrados trimestralmente e, semestralmente, no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.

A presença do estudante em todas as avaliações, incluindo entrega e apresentação de trabalhos, é obrigatória. Ao estudante que faltar, será atribuída nota zero (0), exceto nos seguintes casos deliberados pela direção e corpo docente: doença, gala, nojo, obrigações militares, serviço público obrigatório, doação de sangue, motivos religiosos, interrupção de transporte.

Promoção

Serão considerados, automaticamente, promovidos os estudantes que obtiverem média 6,0 (seis) em todas as disciplinas, após terem sido considerados e analisados o processo de aprendizagem com seus avanços em termos de construção do conhecimento e as habilidades desenvolvidas durante o período letivo.

No Ensino Fundamental e Médio, a decisão final sobre a avaliação do estudante e a possibilidade de promoção para o ano seguinte deve ser norteado por uma análise de desempenho global do estudante, no conjunto dos componentes do currículo.

Serão considerados promovidos os estudantes com rendimento satisfatório: média igual ou superior a 6,0 (seis) em cada componente curricular e freqüência igual ou superior a 75% do total de horas letivas. Serão considerados promovidos, após estudos de recuperação intensiva, os estudantes que obtiverem a média final igual ou superior a 6,0 (seis), resultante da soma das médias dos trimestres do ano letivo à nota do Exame Final, dividida por 2 (dois).

O Conselho de Classe é responsável pela decisão final sobre a avaliação do estudante e sua promoção.

A análise do desempenho acadêmico e global do estudante, ao final do período letivo, deve privilegiar os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

Recuperação

A Recuperação ao longo do período está ligada à avaliação diagnóstica que permite a identificação daqueles estudantes que não atingiram com proficiência os objetivos estabelecidos e os pré-requisitos necessários à nova aprendizagem.

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Política de Privacidade

Versão 02 | Dez/2022

O Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, CNPJ 63.046.775/0001-, com sede na Rua Passos, 36, São Paulo, é uma instituição de natureza beneficente, filantrópica, educacional, confessional e salesiana. Na instituição salesiana, privacidade e segurança são prioridades e, para além das normas legais, esta política é construída e conduzida sob a inspiração dos princípios e valores humano-cristãos.

Esta Política de Privacidade se aplica a: associadas, empregados, estagiários, estudantes, representantes, voluntários, potenciais estudantes, fornecedores, parceiros, prestadores de serviço, utilizadores de suas plataformas digitais, quaisquer outros indivíduos identificáveis ou identificáveis interessados em suas atividades e serviços que interagem com o COLÉGIO; e informa seus direitos, conforme Art. 18 da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Abrange atividades de coleta de dados físico e digital, por meio de nossos vários canais, incluindo - mas não limitado a – plataformas digitais, serviço de atendimento, formulários em papel, relativos a todos os serviços educacionais do colégio e a este relacionados e que estão definidos no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

A Política tem como propósito

  • explicar ao Titular os respectivos direitos em relação aos seus dados pessoais coletados e tratados por nós, e de que forma protegeremos a sua privacidade;
  • garantir que o Titular entenda quais dos seus dados pessoais coletamos, as razões pelas quais os coletamos e utilizamos, além de com quem os compartilhamos;
  • explicar como utilizamos os dados pessoais compartilhados pelo Titular.

Esperamos que a presente Política auxilie o Titular a compreender os nossos compromissos referentes à sua privacidade.

DEFINIÇÕES

Para os fins desta Política, as expressões abaixo terão o seguinte significado:

“LGPD” Lei Geral de Proteção de Dados (Lei no 13.709/2018);

“Legítimo Interesse” base legal de tratamento de Dados Pessoais prevista nos artigos VII, IX e X da LGPD, e tem como fundamento avaliar, em suma; a legitimidade e legalidade dos interesses do Colégio ou de terceiros para a realização de determinado tratamento de Dados Pessoais; a avaliação da efetiva necessidade do tratamento para a finalidade pretendida pelo Colégio; e o equilíbrio entre os interesses do Colégio ou de terceiros e os direitos do titular, incluindo suas expectativas legítimas em relação ao tratamento de seus Dados Pessoais;

“Dados Pessoais” informação relacionada à pessoa física identificada ou identificável de forma direta ou indireta;

“Dados Pessoais Sensíveis” racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou orientação sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;

“Política” política de privacidade que tem como intuito regular os direitos e deveres do Colégio no que tange à proteção de Dados Pessoais e Dados Pessoais Sensíveis;

“Plataformas digitais ou Plataformas” sites, aplicativos, redes sociais, sistemas e softwares utilizados pelo Colégio;

“Potenciais Estudantes” indivíduos que não estão matriculados no Colégio, mas estão na fase de conhecimento ou pré-matrícula no Colégio;
“Representantes” pais, representantes legais e financeiros dos Estudantes ou Potenciais Estudantes; “Serviços” serviços educacionais prestados pelo Colégio;
“Titular de Dados” pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento;

DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS

A LGPD confere aos Titulares de Dados direitos relativos aos seus respectivos dados pessoais. Conforme previsto nos termos da legislação aplicável e salvo se limitados por ela, os direitos previstos aos indivíduos são os seguintes: •Direito de confirmação da existência de tratamento;

  • Direito de acesso aos dados;
  • Direito de correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • Direito à anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD;
  • Direito à portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto;
  • Direito à eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses de guarda legal e outras dispostas na LGPD;
  • Direito à informação das entidades públicas e privadas com as quais o Colégio realizou uso compartilhado de dados;
  • Direito à informação sobre a possibilidade de não fornecer o consentimento e sobre as consequências da negativa;
  • Direito à revogação do consentimento, nos termos da LGPD.

Sobre dados pessoais de crianças e adolescentes

O COLÉGIO solicita, coleta, processa, armazena ou compartilha, conscientemente dados pessoais de crianças e adolescentes diretamente dos seus pais ou responsáveis legais, e com anuência explícita, e de acordo com as regras e legislações vigentes e de acordo com os nossos interesses legítimos, sendo observada, além da Lei Geral de Proteção de Dados, o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Para quais fins são utilizados seus dados

a) Cumprir as obrigações contratuais;
b) Cumprir as obrigações previstas na legislação aplicável;
c) Conhecer melhor nossos titulares e personalizar as iniciativas pedagógicas, promocionais e publicitárias, caso eles concordem em recebê-las;
d) Para manter a qualidade dos produtos e serviços oferecidos;
e) Para fins adicionais não relacionados com a gestão da sua relação contratual, desde que nos forneça novo consentimento;
f) Para uso no legítimo interesse da instituição, conforme contrato de prestação de serviços, nos limites da lei.

FORMA DE COLETA DOS DADOS PESSOAIS

Fornecidos diretamente pelo Representante

a) quando realiza o cadastro físico na Secretaria do Colégio, por telefone ou pelo site do Colégio, demonstrando o interesse na contratação dos Serviços;
b) quando faz a matrícula do Estudante no Colégio, ou preenche os documentos relativos à matrícula;
c) quando acessa as Plataformas Digitais;
d) quando atualiza o cadastro do Estudante, preenche formulários ou fornece informações pelas Plataformas Digitais;
e) pelos titulares no dia a dia da prestação dos Serviços, contatos, relatórios, avaliações e outras atividades do Colégio.

Coletados diretamente do Estudante

a) ao longo da prestação dos Serviços Educacionais, por meio de avaliações, provas, simulados, anotações de sala de aula, observação e avaliação comportamental, entrevistas e reuniões com o corpo docente e coordenação do Colégio, e todo e qualquer outro meio usual para a prestação de serviços desse gênero;
b) por meio de fichas, formulários, questionários, fichas de inscrição, listas de presenças e outros documentos usuais para a prestação de serviços educacionais e serviços associados ou acessórios.

Fornecidos para acessar as dependências do Colégio

Coletamos dados pessoais de toda e qualquer pessoa que acesse ou busque acessar o espaço privativo do Colégio, por meio de cadastro temporário ou permanente, seja na portaria e/ou na Secretaria do Colégio, em vista da segurança da Comunidade Educativa.

Coletados pelas Plataformas Digitais

É possível a coleta automática pelas Plataformas de algumas informações técnicas, incluindo, mas não limitadas a: aplicativo, IP de conexão (com data e hora de acesso), localização geográfica aproximada, informações sobre o uso das Plataformas Digitais, duração da visita e páginas visitadas, software e navegador utilizados para acessar as Plataformas Digitais, sistema operacional e sua versão do dispositivo utilizado, entre outros.

Coletados sobre o dispositivo de acesso

É possível a coleta automática pelo dispositivo de acesso com os seguintes dados: modelo, fabricante, sistema operacional, operadores de telefonia, software, navegador e velocidade da conexão.

Fornecidos por terceiros

Em virtude da prestação dos Serviços, também coletamos dados pessoais dos Titulares por meio de terceiros autorizados pelos Responsáveis, como por exemplo: especialistas, médicos, terapeutas, fonoaudiólogos e outros profissionais de saúde ou de assistência ao desenvolvimento do Titular de caráter particular que sejam autorizados e se disponham a compartilhar tais dados pessoais com o Colégio.

Ainda, podemos receber recordações fotográficas dos Titulares durante o exercício do ano letivo diretamente de empresas parceiras.

Uso de cookies

O COLÉGIO usa os seguintes tipos de Cookies em suas plataformas digitais:

  • Cookies de sessão: é um cookie específico do servidor que não pode ser transmitido a nenhuma máquina diferente da que gerou o cookie. O cookie de sessão permite que o navegador se reidentifique para o servidor único e exclusivo no qual o cliente tinha anteriormente se autenticado.
  • Cookies persistentes: são utilizados para lembrar suas preferências do website e permanecem no seu desktop ou dispositivo móvel mesmo depois de você fechar o seu navegador ou efetuar uma reinicialização.
  • Cookies necessários: são aqueles que permitem a você navegar pelo site e usar recursos essenciais, como áreas seguras
  • Cookies de terceiros: são utilizados em alguns casos os cookies de terceiros confiáveis. As nossas Plataformas Digitais utilizam o Google Analytics, uma das soluções de análise mais conhecida da Web, para nos ajudar a compreender o como você usa o site. Esses cookies podem rastrear os seguintes itens: tempo de navegação no site, páginas visitadas, e outros, para que possamos melhorar sua experiência de acesso. Utilizamos, também, o Google Adsense para veicular publicidade por meio do Cookie DoubleClick exibindo os anúncios mais relevantes em toda a Web e limitando o número de vezes que o anúncio é veiculado.

Para maiores informações sobre o Google Analytics e o Google Adsense, consulte as FAQs oficiais sobre privacidade.

Com quem o colégio compartilhará os dados pessoais

  • Autoridades judiciais, administrativas ou governamentais competentes, sempre que houver determinação legal; • Quando necessário para as atividades comerciais e aos serviços prestados pelo Colégio;
  • Empresas parceiras para fins publicitários e estatísticos;
  • De forma automática, entre mantenedora e mantidas.

Retenção, término e descarte de dados pessoais

Os dados coletados permanecerão armazenados de forma segura e, inclusive, anonimizados, se necessário, e sempre se observando a especificidade de serviço prestado.
Para a manutenção desses dados se observará não apenas as regras de coleta previstas pela Lei 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados, mas também as leis e normas que lhe exigem ou lhe permitem a conservação e guarda por um tempo maior, ou mínimo, de determinados dados, independente do consentimento ou vontade do titular. É possível que os prazos mencionados acima sejam alterados por mudanças nas respectivas leis, normas, regulamentos e afins, o que não implicará necessariamente a atualização imediata desta Política de Privacidade, caso a forma de tratamento de dados não seja impactada por essas alterações.

Portanto, as bases legais eventualmente existentes e vigentes que permitam ao Colégio realizar o tratamento de determinados dados pessoais, mesmo sem o consentimento do seu titular, sobrepõe-se a sua menção ou não neste documento.

Os dados coletados que não são mais necessários ou cujo prazo de guarda tenha expirado são destruídos por incineração ou qualquer outro meio adequado e seguro, em periodicidade legal ou anual pelas equipes gestoras do Colégio.

Segurança de Dados Pessoais

Estabelecemos medidas de segurança apropriadas para impedir que seus Dados Pessoais sejam acidentalmente ou ilicitamente acessados, perdidos, alterados, utilizados ou divulgados de maneira não autorizada. Elaboramos normas e procedimentos operacionais complementares para lidar com qualquer suspeita ou ocorrência de violação de Dados Pessoais e adotaremos as medidas estabelecidas internamente ou na lei caso esta ocorra.

O COLÉGIO exige que todos seus colaboradores e prestadores de serviço observem e sigam as normas internas, tais como: Código de Ética e Conduta contendo o regulamento interno e Política de Proteção à Infância e Adolescência que são procedimentos e orientações estabelecidas para o cumprimento da presente Política de Privacidade.

Seguimos princípios e diretivas de Segurança da Informação, como:

a) Em relação ao Titular: seus dados pessoais serão processados por nossos colaboradores, desde que estes precisem ter acesso a tais informações, dependendo dos propósitos específicos para os quais seus dados pessoais tenham sido coletados.
b) Em relação aos processos: revisar periodicamente, avaliar o desempenho, melhoria contínua, entre outros. c)Em relação aos meios tecnológicos: aplicar mecanismos de autenticação, criptografia, sistemas de monitoramento, sistemas de detecção e prevenção de intrusão, soluções anti-malware, redundância de serviços, cópias de segurança, assinatura digital (rastreabilidade), segregação de redes de telecomunicação, entre outros meios.

Toda e qualquer solicitação, pedido de informação ou exercício de direitos do Titular de Dados poderá ser enviada para o e-mail: contato.lgpd@salesianas.com.br, aos cuidados do Encarregado de Dados (DPO). O Titular de Dados deverá informar:

a) Nome completo do Titular de Dados;
b) Número de RG ou CPF do Titular de Dados; c) Descrição da solicitação.

Eventualmente, outras informações ou documentos podem ser solicitados para o atendimento da requisição, caso haja dúvida sobre a veracidade das informações prestadas ou sobre a identidade do Usuário.

É de nossa responsabilidade, após o recebimento de sua comunicação, validar, investigar e responder, dentro de prazo razoável, qualquer solicitação sobre a forma como tratamos seus dados pessoais.

Esta Política de Privacidade pode passar por atualizações sempre que necessário em vista de melhorias, maior segurança ou adequações.

A Associação se compromete a responder às suas solicitações ou esclarecimento de dúvidas que não estejam nesta Política de Privacidade.

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