Acontece

Notícias

08/10/2018

Estudo do Meio: Visita aos Templos Sagrados

Confira as fotos AQUI!

Com o objetivo de conhecer as diferentes formas de religiosidade, diferentes símbolos, ritos e textos sagrados presentes nos templos religiosos, reconhecer a diversidade religiosa e, principalmente, despertar o sentimento de respeito à fé do outro, nossos estudantes do 8º ano tiveram a oportunidade de fazer uma visita aos seguintes templos: Mesquita do Brás, Templo de Salomão e Templo Zu Lai.

             Iniciamos nosso dia na Mesquita Brasil, templo islâmico, localizado no Brás. Sua arquitetura segue os padrões dos templos muçulmanos e encanta por suas formas e pela riqueza de detalhes no acabamento do seu interior. Os alunos tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos referentes ao Islã durante um bate-papo com a palestrante.

             Em seguida fomos ao Templo de Salomão, também localizado no Brás, fizemos um passeio temático, no qual pudemos fazer uma viagem no tempo ao conhecer a réplica fiel do Tabernáculo de Moisés, entrar no Memorial dos Templos de Jerusalém e caminhar pelo Jardim das Oliveiras Centenárias.

            E por último, seguimos para o Templo Zu Lai, situado em Cotia, cidade vizinha a São Paulo. Esse templo é representante da ordem budista Fo Guang Shan. Fomos acompanhados pelo guia Francisco, que fez leitura da arquitetura e dos simbolismos do templo, a partir da própria história do Sidarta Gautama e dos valores desta milenar tradição religiosa. Com a ajuda do guia fomos estabelecendo essas conexões entre história, práticas religiosas e lugares sagrados. Caminhamos pelos jardins cercados por inúmeras esculturas de Budas e Bodhisattvas.

            Terminamos a visita ao Templo Zu Lai em uma das salas preparadas para a prática da meditação. Após tirarem os sapatos, nossos estudantes foram se posicionando, para receberem as orientações do guia de como deveriam proceder para executarem uma breve experiência da prática de meditação. O silêncio tomou conta da sala e todos, respeitosamente, puderam meditar durante alguns minutos.

           Os alunos passaram um dia maravilhoso em que puderam viver experiências que aproximam os lugares sagrados da transcendência!

           Nossa instituição acredita que é fundamental promover esse diálogo com nossos irmãos de credos ou ritos diferentes, fortalecer nossa identidade cristã e nos afastarmos do preconceito e dos radicalismos que fomentam atitudes de ódio e violência.

           Neste aspecto, aproveito para parabenizar a postura extremamente respeitosa de nossos alunos diante do sagrado de outras culturas e tradições!

 

Professora Isabelli Tittz - Ensino Religioso

Postado por: jonnathan Publicado em: 08/10/2018 Mais notícias

Ensino

  1. Educação Infantil

    Saiba mais
  2. Ensino Fundamental I

    Saiba mais
  3. Ensino Fundamental II

    Saiba mais
  4. Ensino Médio

    Saiba mais