Educação Infantil

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, cognitivo, emocional, perceptivo-motor, estético, religioso e social, complementando a ação da família e da comunidade, visando a cooperação e a autonomia.

Nesse processo, a criança aprende, sobretudo a:

  • Desenvolver uma imagem positiva de si atuando de forma cada vez mais independente;
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças,fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.;
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
  • Articular seus interesses e pontos de vistas com os dos demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade; percebendo-se como o integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação; 
  • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; 
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação;
  • Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

A Proposta Educativa do INSA engloba as diferentes realidades sociais, pedagógicas, afetivas e psicológicas, permitindo a integração da criança à multiplicidade do mundo em que vive.