Atividades Extracurriculares

O Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, sensível à necessidade dos pais da sociedade contemporânea, que precisam trabalhar e preocupam- se com o bem estar de seus filhos enquanto exercem suas funções; oferece aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, o serviço de Período Integral.

O projeto visa desenvolver as habilidades nos aspectos sociais cognitivos, afetivos e motores em um ambiente educativo rico em experiências.

Pesquisas comprovam a influência positiva de uma convivência harmônica no ambiente escolar oportunizando o crescimento do educando.

A proposta privilegia uma rotina, cuidadosamente planejada com atividades diversificadas que visam a sociabilidade, a autonomia e o aproveitamento criterioso do tempo de permanência no espaço escolar.

As diferentes linguagens utilizadas no Integral (corporal, oral e escrita) possibilitarão o refinamento do “olhar do aluno”, ou seja, a aprendizagem será direcionada para ampliar os horizontes de cada um sob diferentes óticas; integrando as áreas do conhecimento em um contexto significativo e ricamente elaborado.

Conheça o horário para o Período Integral e as atividades desenvolvidas diariamente:

Projeto “Hora da Música”

Escola: Instituto Nossa Senhora Auxiliadora
Duração: um mês
Turma: Integral
Educadora: Jaqueline Lourenço Gil

Justificativa: Acreditamos na forte influencia que a música exerce sobre o desenvolvimento da criança e partindo deste pressuposto, sentimos a necessidade em agregar tal conteúdo a nossa rotina diária.

O projeto buscará em seu decorrer oferecer às crianças a oportunidade de se expressar, criar e interagir com a música e seus afins dando-lhes possibilidades de ampliar sua bagagem de conhecimento.

Objetivos Específicos:

  • Criar e montar instrumentos musicais utilizando sucata.
  • Identificar ritmos e sonoridades.
  • Cantar músicas conhecidas do repertório infantil.

Metas: Ao finalizarmos o projeto as crianças apresentaram um número musical e montaremos um painel com fotos.

Recursos Didáticos:

  • Materiais recicláveis (latas, garrafas, jornais, tampinhas, etc.)
  • Papéis coloridos (cartolina, color set, laminado, pardo, etc.)
  • Cola, tesoura, régua, tinta, glitter, lantejoula, etc.
  • Rádio, TV, DVD e CD.

Avaliação: Será avaliada a participação dos alunos.

Projeto “Horta na Escola”

Escola: Instituto Nossa Senhora Auxiliadora
Duração: Abril a Dezembro.
Turma: Integral
Educadoras: Jaqueline, Gabriela e Carolina

Justificativa: Partindo do pressuposto da importância de uma alimentação saudável, visamos criar uma pequena horta no espaço escolar, com o intuito de incentivar os alunos ao consumo de legumes, verduras, frutas e seus derivados.
Acreditamos ser de extrema relevância o contato do educando com a terra e as sementes, despertando no mesmo a sensibilidade com a natureza e os benefícios que ela têm a nos proporcionar.

Objetivos Específicos:

  • Construir uma horta.
  • Trabalhar em equipe, cooperando uns com os outros.
  • Exposição e manipulação dos instrumentos e recursos necessários para o cultivo.
  • Compreender como organizar uma pequena horta, bem como o processo de crescimento da plantação (germinação até a colheita).
  • Reconhecer que os restos de alimentos podem ser utilizados como adubos orgânicos.

Sequência Didática:

  • Roda de conversa sobre alimentação e plantação.
  • Plantar verduras, legumes e frutas que possam ser consumidas pelos alunos no almoço.
  • Preparar a terra e as mudas.
  • Regar diariamente.
  • Acompanhar o crescimento da plantação.
  • Fazer a colheita dos frutos.

Metas:

  • Almoço idealizado com as hortaliças plantadas pelos alunos.
  • Painel com fotos de cada etapa.
  • Exposição de trabalhos sobre a importância de uma alimentação saudável.

Recursos Didáticos:

  • Sementes
  • Espuma para mudas.
  • Pás e regadores.
  • Adubos.
  • Revistas e Jornais.
  • Cartazes.
  • Cola tesoura, canetinha, etc.

Avaliação: Será avaliada a participação e empenho dos alunos.

Projeto “Sucateando”

Escola: Instituto Nossa Senhora Auxiliadora
Duração: Maio a Junho de 2010.
Turma: Integral
Educadoras: Jaqueline Lourenço Gil

Justificativa: A sustentabilidade do planeta é algo que está em pauta em todo o mundo e justamente na escola, se faz necessário criar nos alunos o senso para a preservação do meio ambiente para que as gerações futuras possam viver em um planeta mais saudável.

Partindo desse pressuposto o projeto “Sucateando” (junção de sucata + brincando) visa ampliar a visibilidade do educando para as questões ambientais e de como podemos transformar aquilo que, conseqüentemente iria para o lixo em algo útil, sobre a importância da coleta seletiva e meios de preservação da Terra.

Objetivos Específicos:

  • Aprendermos sobre a coleta seletiva e seus benefícios.
  • Criarmos e confeccionarmos brinquedos e objetos utilizando sucata.
  • Conscientizarmos sobre a importância da preservação do meio ambiente
  • Utilizarmos o brincar como forma de aprendizagem.

Sequência Didática:

  • Rodas de conversa sobre a preservação do meio ambiente.
  • Filmes e livros que tratem sobre o tema.
  • Sites com sugestões de atividades que possam ser realizadas com materiais recicláveis.
  • Confecção de brinquedos que serão colocados na brinquedoteca para que todos possam utilizar.
  • Criação de um livrinho sobre como cuidar do planeta Terra.
  • Metas
  • Exposição dos trabalhos realizados nos corredores da unidade da Ed. Infantil e no pátio.
  • Livrinho sobre a preservação do meio ambiente.
  • Slide show com fotos das etapas do projeto para ser divulgado no blog da escola.

Recursos Didáticos:

  • Sucata: garrafas PET, caixinhas de suco, potes diversos, latinhas de alumínio, papelão, caixas de leite, tampinhas de garrafa, etc.
  • Tesoura, cola, barbante, papéis coloridos, durex, tintas, etc.
  • Sala de informática.
  • Cartazes informativos.
  • Cestos de lixo, próprios para coleta seletiva.

Avaliação: Será avaliada a participação e empenho dos alunos.